Pequenas quedas ou acidentes do dia a dia podem resultar em um dente quebrado ou machucados na região bucal. Seja em atividades esportivas ou em um simples momento de distração, de repente, surge a dúvida: quebrei um dente, o que fazer?
No post de hoje preparamos algumas dicas para te ajudar nessas situações. Confira os casos mais comuns de fraturas bucais e como proceder em cada um deles.
Corte ou sangramento
A primeira providência é colocar sobre o ferimento uma compressa de gaze ou pano limpo e pressionar bem, a fim de controlar o sangramento. Em seguida, o indicado é procurar o auxílio de um médico ou dentista de um pronto atendimento, para que este defina se há ou não necessidade de sutura.
Fratura do dente
Lave a região delicadamente com água morna, e se houver fragmento grande de dente, colocá-lo em leite, soro ou na própria saliva e procure imediatamente um dentista.
Após o trauma, é comum ocorrer uma mudança de cor. Um escurecimento na coroa do dente pode indicar uma perda de vitalidade do dente, e um tratamento de canal se faz necessário.
Em dentes de leite, nem sempre esta alteração significa perda de vitalidade e, em muitos casos, a cor poderá retornar ao seu normal. O dentista deverá ser consultado, para fazer o tratamento ou acompanhamento.